Bjs!
Espero que gostem!
1. Cupim: parte bem gordurosa e fibrosa, utilizada para churrasco ou feita na grelha.
2. Acém: carne magra, macia, muito utilizada no preparo de ensopados, picadinhos, cozidos, carne moída e carnes de panela.
3. Contrafilé de costela: carne saborosa, suculenta e macia, possui fibras curtas e rijas, sendo muito utilizada em churrasco, grelhas ou cozida com legumes na forma de ensopados.
4. Contrafilé: carne macia com uma capa de gordura que ajuda a manter a umidade da mesma. Ideal para churrasco, bifes na chapa e grelhados.
5. Filé Mignon: é o corte mais macio e magro do boi. Ideal para bifes, medalhões, escalopes, strogonoff, rosbifes, assados em geral e picadinhos.
6. Picanha: carne macia e suculenta e no Brasil é a carne mais utilizada em churrascos, mas também pode ser preparada no forno com o cozimento feito de forma lenta. A picanha nunca pode pesar mais de 1 e 1/2 kg e possui uma brilhosa capa de gordura que ajuda a manter a maciez da carne.
7. Alcatra: possui fibras macias e é uma das mais nobres. Pode ser utilizada principalmente para bifes e grelhados. Feita em pedaços na churrasqueira também é excelente. Evite cortes finos para que a carne não resseque.
8. Coxão duro: com fibras longas e com uma grossa camada de gordura, é ideal para carnes de panela ou carne enrolada, pois exige um cozimento longo.
9. Coxão mole: carne macia mas não muito suculenta. Ideal para bifes à milanesa, enrolado, escalopes, picadinho, moída e strogonoff.
10. Lagarto: de fibras longas, magra, de formato arredondado e alongado. Utilizado para carnes de panela, carne desfiada, assados, rosbifes. Crua ela dá origem ao carpaccio.
11. Rabo: ossos cobertos de carne gordurosa, utilizada para fazer a famosa rabada.
12. Músculo do traseiro: carne com muitas fibras e nervos porém muito saborosa. Muito uitlizada em ensopados, molhos, papinhas e sopas.
13. Patinho: menos macio que a alcatra, é utilizado para bifes à milanesa, preparações com carne moída, escalopes e picadinhos.
14. Maminha da alcatra ou ponta de alcatra: boa para assados e churrascos em geral. O corte correto desta carne faz toda a diferença para manter a sua maciez, sempre contra as fibras. Também vai bem em bifes grelhados.
15. Fraldinha: corte muito saboroso que vai muito bem com ensopados, picados, cozidos, carne moída e também no churrasco desde que em tiras grossas.
16. Costela: exige um longo tempo de cozimento para amaciar suas fibras. Usada principalmente para churrasco ou cozido com legumes. Tem bastante gordura por isso a carne é tão suculenta.
17. Ponta de agulha ou capa de filé: usada em ensopados, assados ou sopas. Carne excelente para churrasco. A minha predileta por achar mais saborosa. Com essa carne pode-se fazer o matambre (a costela recheada e enrolada) e também a costela no bafo.
18. Paleta ou Sete: ótima para molhos, sopas e ensopados. Muito saborosa na minha opinião.
19. Raquete: mais musculoso que o acém, com fibras longas e gordura concentrada. Muito boa para sopas, ensopados, molhos e bifes.
20. Peixinho: tem menos nervos que o músculo e é tão saboroso quanto. É excelente para sopas e ensopados, mas também é ótimo para escalopes.
21. Pescoço: utilizado em sopas, caldos, guisados, refogados.
22. Peito: dele é feito o pastrame, um temperado servido em fatias finíssimas como o carpaccio. Exige muito tempo de cozimento por causa da grande quantidade de fibras. Pode ser usada em cozidos, ensopados e em casa é a base de uma receita chamada: feijão pescador.
23. Músculo do dianteiro ou Braço: pode ser usado em bifes, ensopados, sopas e carne de panela.